COLÉGIOS TIRADENTES: UM GRANDE ACERTO

23 DE DEZEMBRO DE 2025

 

Dezembro é tempo de vestibular, e o da UFRGS puxa a fila. Entrar na Medicina da UFRGS é um grande feito, para o aluno, para suas famílias, para a comunidade. E no caso do colégio onde o aluno se formou, motivo de faixa na entrada. Esse é o caso deste dezembro com o sucesso de Maria Clara, egressa do Colégio Tiradentes de Ijuí. O ex-aluno Masquin já havia, em ano anterior,  sido aprovado no dificílimo vestibular para o ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Estamos todos nós orgulhosos.



Quando digo “nós” me refiro a quem criou esses colégios há 20 anos atrás. Só havia um Colégio Tiradentes, na Capital, escola da Brigada Militar sempre ponteando nas avaliações nacionais e estaduais. Porque era militar, tentaram fechá-la no governo estadual do PT. A ideologia que guia alguns partidos faz dessas barbaridades. Eu, quando governadora, pensava ao contrário. Sem preconceito ideológico em relação aos militares, e desejosa de ver a qualidade sempre reafirmada da Tiradentes também pelo interior do estado, aceitei a sugestão do Coronel Mendes de ampliar as escolas, ele que dirigia a Segurança Pública do governo nas suas ações cotidianas, com entusiasmado apoio dos cidadãos gaúchos.

O modelo para a criação de escolas Tiradentes foi o mesmo com que guiei o meu governo: devia ser iniciativa do estado, que comanda a Brigada Militar, oferecida aos municípios onde as novas escolas serão sediadas, que buscaria o apoio do setor privado na montagem da escola, e com o financiamento e a participação da Secretaria da Educação, então dirigida pela Mariza Abreu. Os municípios que entenderam a proposta e a aceitaram ganharam. E é isso que se vê.

A cada nova avaliação nacional e estadual, lá estão os Colégios Tiradentes nos primeiros lugares. Lá se vão 20 anos do acerto de política para a educação.

Se era isso que os que queriam fechar as escolas não desejavam, perderam. A cada ano recebo os cumprimentos, compartilho com o Cel Mendes e todos os que enfrentaram a guerra política de então. Assim como acontece com a questão da irrigação, pela qual suportei, com a paciência de quem sabe que está certa e que mais tarde seria reconhecida, a tentativa de ridicularização con seus sorrisinhos “espertos”. Hoje irrigação é pauta principal estruturante de qualquer programa de estado para o meu Rio Grande do Sul tão sofrido com as enchentes e com as secas.

Outras regiões do Estado poderão receber as suas escolas Tiradentes, Mas é tempo de celebrar. O tempo ensina. Todos ganharam.

Parabéns, querida Maria Clara! Seja feliz na nobre profissão que escolheu: médica!

E parabéns a todos os envolvidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog