A SIMPLES BELEZA DO INESPERADO É SIMPLES ASSIM.
| 2 de mai. de 2023, 00:38 (há 1 dia) | |||
|
Para a truta que não peguei e a equação que não resolvi.
"... com a pesca fly, quando chega uma mensagem de meu colega Mark Hindmarsh, professor na Universidade de Sussex, na Inglaterra. “Marcelo, estamos organizando um workshop sobre teoria clássica de campos em Durham e adoraríamos se você pudesse vir. O grupo é relativamente pequeno, apenas cientistas do Reino Unido. Você será nosso único estrangeiro.” Durham, pensei. Bem perto do Distrito dos Lagos (do inglês “Lake District”). Lagos + rios = trutas! Respondi imediatamente: “Pode contar comigo!” Assim nasceu a ideia deste livro. Como cientista, tenho o privilégio de viajar pelo mundo, participando de conferências de todos os tipos, incluindo tópicos que vão da origem do Universo à origem da vida, do significado filosófico das leis da Natureza à relação entre ciência e religião. E se combinasse as duas coisas, tentando também pescar nos locais de algumas conferências, compilando minhas experiências numa espécie de diário de viagens e reflexões? Assim, poderia me aprofundar nos temas das conferências, dividindo-os com o público enquanto continuava a traçar minha trajetória como aprendiz da arte da pesca fly em alguns dos locais mais belos e exóticos do planeta. O que não antecipei foi o poder transformador da soma das duas experiências, que irão culminar numa profunda revisão de como vejo o mundo e o futuro do nosso planeta. Este livro conta a história dessa"
"Na vida, ter um tempo mais contemplativo, um tempo só seu, não deveria ser uma escolha; mas com a pressão do imediato, do que se relaciona com o seu eu externo, acaba sendo. Sei que não é fácil dividir o tempo que temos de forma eficiente. A solução, aprendi, é mais fácil do que parece: eficiência —produzir mais em menos tempo; e contentamento —aprender a apreciar o que conquistamos. Caso contrário, nossa vida fica dominada pelo querer-sempre-mais, numa corrida sem fim. Agora percebo que só me dei tempo para praticar a pesca fly quando aprendi a querer menos, a ter menos pressa na vida. Diversificar atividades é um tônico para a criatividade, uma servindo de inspiração para a outra. Senão, tudo acaba tornando-se monótono, a mesmice sendo inimiga da perfeição".
"Como disse uma vez a uma jornalista, o sentido da vida é buscar por sentido na vida. Este livro é sobre a minha busca por sentido, e as coisas que fui aprendendo pelo caminho.""se mantivermos nossa curiosidade viva, temos a chance de eventualmente vislumbrar algo que vibra, que pula, que surpreende, revelando a simples beleza do inesperado."
Agora, é seguir pelo fluir da vida.
ET: logo depois de escrever esta crônica em 2023, o inesperado se manifestou e o ano se tornou um ano dedicado à saúde, com internações hospitalares e cirurgias na família, algo novo para mim. Vencemos o desafio, tudo bem com todos. Durante o tempo de internação hospitalar, conversei com médicos maravilhosos da Santa Casa, ali no Hospital Nora Teixeira, construído com recursos de irmãos que organizaram as doações, moderno, para atendimento do SUS geral. A Santa Casa, costumo dizer, tem o terroir para a promoção da saúde e a cura das doenças. Um desses médicos, bem jovem e muito querido e competente, havia incluído na sua vida a pesca fly. E agora, 2024, com a casa vendida e o desafio de um novo estilo de vida, vale o script original.
Comentários
Postar um comentário